Úlcera gástrica e esofagite de refluxo
Administrar 40 mg de Omeprazol ao dia, antes do café da manhã, durante 4 semanas. Caso não ocorra a cicatrização, recomenda-se um tratamento adicional de mais quatro semanas.
Observação: Nos pacientes refratários a outros tratamentos, deve-se administrar 40 mg de Omeprazol ao dia, em tomada única antes do café da manhã, durante 4 semanas para os casos de úlcera duodenal e 8 semanas para os casos de úlcera gástrica e esofagite de refluxo grave, após as quais deverá ocorrer a cicatrização.
Tratamento de manutenção: na prevenção de recidivas em pacientes com úlcera gástrica e pouco responsivos, recomenda-se administrar 20 mg de Omeprazol ao dia. Em caso de necessidade, a dose pode ser aumentada para 40 mg de Omeprazol uma vez ao dia.
Síndrome de Zollinger-Ellison
A posologia deve ser adaptada de acordo com a resposta individual de cada paciente, mantendo o tratamento pelo tempo necessário para uma resposta clínica satisfatória e a critério médico. Recomenda-se a dose inicial de 60 mg de Omeprazol ao dia, em tomada única, antes do café da manhã. A maioria dos casos é controlada com doses de 20 a 120 mg ao dia.
Posologias superiores a 80 mg/dia devem ser administradas em 2 tomadas diárias. Tratamentos prolongados por mais de 8 semanas somente são aplicados na síndrome de Zollinger-Ellison, devendo ser efetuadas verificações periódicas do estômago através de endoscopias ou radiografias.
Pacientes idosos ou com função Hepática ou renal comprometidas
- Não é necessário ajuste das doses.
Manutenção
- Úlcera duodenal e esofagite de refluxo, 10 mg 1 vez ao dia.
Crianças
- Ainda não há experiências com o uso de Omeprazol.
Superdosagem
- Não há informações disponíveis sobre casos de superdosagens.
Doses únicas orais de até 160 mg de Omeprazol em único dia foram bem toleradas. Nos casos de superdosagem grave, proceder ao tratamento sintomático do paciente em local especializado.
- Omeprazol (gastrorresistente)/40 mg
- Excipiente qsp 1 cápsula
- Tratamento da úlcera duodenal;
- Úlcera gástrica;
- Esofagite de refluxo;
- Síndrome de Zollinger-Ellison.
Tomar 1 (uma) cápsula em jejum.
Úlcera duodenal
Administrar 40 mg de Omeprazol ao dia, de preferência antes do café da manhã, durante 2 semanas. Caso não ocorra a cicatrização, o tratamento deve prosseguir por mais duas semanas.
Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso Farmacêutico, de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho Federal de Farmácia. Consulte-o!
Válido 6 meses a partir da data de fabricação.
Em pacientes com hipersensibilidade ao Omeprazol e aos componentes da fórmula
Gravidez e Lactação
Omeprazol não deve ser administrado a mulheres grávidas ou lactantes. Em caso de necessidade, o médico deve avaliar se o benefício potencial da administração justifica o risco para o feto. Os estudos em animais, em longo prazo, mostraram a possibilidade de ocorrência de acloridria e consequente elevação da concentração sérica de gastria.
Entretanto, isto não se observa no tratamento por curto espaço de tempo, em torno de 2 a 4 semanas, geralmente indicado para a maioria dos casos de úlcera duodenal.
Porém, nos casos de tratamento prolongado, como na esofagite de refluxo e na úlcera gástrica deve-se dar maior atenção à possibilidade de aumento da concentração da gastrina. Nos casos de úlcera gástrica, deve ser verificada a benignidade da lesão antes do tratamento. Em pacientes com funções hepatica e renal normais, não se observaram alterações nos parâmetros laboratoriais com a administração do omeprazol. Entretanto, pacientes com as funções hepáticas ou renais alteradas devem ser monitorizados durante o tratamento com o produto.
Reações adversas
Náuseas, Vômitos, Gastroenterite, Obstipação, flatulência, Diarréia transitória, Cefaléia, Tortura, Sonolência, Insônia, Fraqueza, dor muscular e rasch Cutâneo.
Houve relatos isolados de Ginecomastia, Leucopenia, Trobocitopenia, Angiodema, Febre e distúrbios visuais.
Durante tratamento prolongado tem sido observado aparecimento de cistos glandulares gástricos benignos e reversíveis. Essas reações são de intensidade leve e desaparecem, em geral, com a continuação do tratamento, ou logo após sua suspensão.
Interações medicamentosas
Os estudos indicaram que o omeprazol pode retardar a velocidade do metabolismo do diazepam, da fenitoína e da warfarina, drogas metabolizadas por oxidação hepática.
O Omeprazol pode interferir na eliminação de algumas drogas importantes no ponto de vista terapêutico, pela inibição do sistema dependente do citocromo P-450 monoxigenase hepática. Recomenda-se assim que, quando do uso simultâneo do Omeprazol com drogas cujo metabolismo depende desse sistema, as doses das mesmas sejam ajustadas adequadamente, com a monitorização do paciente.
Não foram observadas interações com propranolol, teofilina, lidocaína, quinidina, metoprolol e amoxicilina, mas pode haver interação medicamentosa com outras drogas que também sejam metabolizadas através do sistema enzimático do citocromo P-450.
Não foram observadas interações com a administração simultânea de Omeprazol com antiácidos.
1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.
4. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Qualquer dúvida entre em contato com a Medicanet.
6. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
7. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
8. Embora não existam contra indicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.
9. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
10. O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.
11. Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
12. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".
"Trata-se de descrição do produto e não propaganda. Consulte sempre um especialista".
Material Cientifico do fornecedor.
Deixe seu comentário e sua avaliação